RETINA, para o bailarino e coreógrafo Jorge Garcia, é a parte do olho responsável pela traduzidas para o cérebro. formação de imagens, pelo sentido da visão. É a “tela” onde as imagens são projetadas, refletidas e o homem contemporâneo é exposto a um universo infinito de imagens, acolhendo mais imagens que a sua capacidade de refletir sobre elas. O olhar é composto de luz e sombra, do visível e do invisível. A sombra tem o poder de produzir em nós uma espera sem nome. Cada olhar refletido questiona o estatuto da realidade, a partir da RETINA que detecta essencialmente estas variações de luminosidade.

No espetáculo RETINA, cinco bailarinos, ao som de músicas de  cinco jovens roqueiros que influenciaram sua geração e que morreram aos 27 anos, Janis Joplin, Jimi Hendrix, Jim Morrison, Kurt Cobain e Amy Winehouse, dialogam através de uma linguagem urbana e contemporânea e trazem à tona uma sinestesia do ouvir com os olhos, do observar e perceber estas variações.

O Trabalho recebeu o prêmio Prêmio Copasa Sinparc - Sindicato dos Produtores em Artes Cênicas- nas categorias melhor espetáculo de dança, melhor  cenografia, iluminação e trilha sonora. 


O GRUPO
O grupo CAMALEÃO transforma o pensamento e a dança ao longo dos anos, investindo em novos caminhos, novas possibilidades de pesquisa e criação, aprimorando constantemente a qualidade de suas produções.
É uma companhia estável, que tem em seu repertório 14 montagens assinadas por destacados profissionais nacionais e internacionais. Em parceria com o Núcleo Artístico que atua no cenário nacional desde 1978, ambos participam, incentivam, criam e divulgam a dança cumprindo com o seu compromisso social de educadores e difusores culturais.


FICHA TÉCNICA

DIREÇÃO GERAL:  Marjorie Quast
DIREÇÃO ARTÍSTICA: Inês Amaral
DIREÇÃO COREOGRÁFICA: Jorge Garcia
INTÉRPRETES: Cynthia Reyder, Dewson Santos, Nickolle Abreu, Patrick Vilar, Pedro Lobo, Luciana Lanza, Gladson Oliveira.
DESENHO DE LUZ: Ari Buccione
CENÁRIO: La Tintota
TRILHA SONORA: Amy Winehouse, Kurt Cobain,  Janis Joplin, Jim Morrison, Jimi Hendrix
EDIÇÃO E FINALIZAÇÃO DA TRILHA SONORA: Kiko Klaus
FIGURINO:  Jorge Garcia / Camaleão
FOTOS: Lena Maia
VÍDEO: Ed Félix e LB Video Company
ARTE GRÁFICA: Firma Comunicação e Design
DIREÇÃO DE PRODUÇÃO: Jacqueline de Castro – Lazuli Cultura
PRODUÇÃO: Núcleo Artístico e Camaleão Grupo de Dança
ASSISTENTE DE PRODUÇÃO: Luciana Lanza