Uma maquete é um processo imersivo numa dimensão ficcional da realidade, é um outro tempo, de paciência e conversa com os materiais que essa escala requer. Para mim que já joguei bola nesse campo e passei alguns festivais de inverno no ateliê aberto de Paranapiacaba foi uma alegria de criança realizar este projeto.
Após a exposição a maquete foi doada ao museu de Paranapiacaba.


Monumento sonoro ao campo da Vila de Paranapiacaba
No final do século XIX surgia na Vila de Paranapiacaba o primeiro campo de futebol brasileiro nos padrões internacionais. Foi criado pelos operários e engenheiros da SPR (São Paulo Railway), na que trabalhou Charles Miller.
No centro deste campo foi inaugurado em junho de 2014 um monumento sonoro. Trata-se da narração ficcional de uma revanche entre times The Gaz Co. e São Paulo Railway, disputada na casa do Serrano Athletic Club. Essa peça convida o público a vivenciar diante da paisagem de montanhas, da neblina, da Maria Fumaça e da pequena vila inglesa, a dimensão sonora de uma partida de futebol.
Para escutar esta instalação sonora, baixe gratuitamente um aplicativo na Aple sTore ou no Google Play buscando pelo nome "monumentos sonoros". Após instalar, visite o campo de Paranapiacaba com o aplicativo aberto e fones de ouvido.

Esse monumento foi criado pelo artista Cláudio Bueno.

O Sesc Santo André encomendou uma maquete convite a essa experiência sonora no campo real de paranapiacaba.